Skip to main content

Você pode estar pensando em começar um novo projeto, iniciar uma dieta, um treino na academia ou aprender alguma habilidade.

Independente da sua escolha o desafio para dar o primeiro passo será a motivação.

Já perdi a conta dos projetos que comecei e por fatores internos e externos acabei deixando de lado. A escrita de um livro, ser um mestre no violão ou aprender desenhar. Mas também tenho vários projetos que saíram do papel e hoje estão espalhados por aí impactando uma galera.

Mas onde está a diferença? Por quê alguns projetos deslancham enquanto outros empacam?

Ainda estou na busca dessas respostas, mas encontrei nas palavras do grande mestre Mihaly Csikszentmihalyi algumas dicas que podem ajudar:

Mihaly é um psicologo húngaro que criou a teoria do Fluxo. Em sua concepção todas as nossas ações são dividias em dois eixos: habilidade e desafio.

Uma forma sexy de entender o conceito é através do diagrama adaptado criado pelo Tiago Mattos no livro “Vai lá e faz”:

Quando conseguimos calibrar nosso nível de habilidade com o desafio que estamos enfrentando, entramos no estado de fluxo.

Nesse momento não sentimentos o tempo passar, surfamos a onda com maestria, as ideias não param de brotar e nos nossa produtividade alcança seu ponto máximo.

Acredito que cada pessoa tem um estilo diferente para entrar no fluxo e a teoria de Mihaly ajuda identificar em qual estágio estamos e como podemos ajustar nosso comportamento para entrar no quadrante do flow o mais rápido possível. A velocidade dessa adaptação é um dos principais fatores que separa o fazer do enrolar, por consequência as pessoas encontram o sucesso daquelas que falham na missão.

Então quando for começar seu próximo projeto liste quais elementos te ajudam e atrapalham na mudança de mindset e organize-os de forma a criar a melhor situação possível para alcançar seus objetivos.

 

Leave a Reply