p
Instagram Facebook Twitter Behance Pinterest
DXR

Arte da Motivação

Você pode estar pensando em começar um novo projeto, iniciar uma dieta, um treino na academia ou aprender alguma habilidade.

Independente da sua escolha o desafio para dar o primeiro passo será a motivação.

Já perdi a conta dos projetos que comecei e por fatores internos e externos acabei deixando de lado. A escrita de um livro, ser um mestre no violão ou aprender desenhar. Mas também tenho vários projetos que saíram do papel e hoje estão espalhados por aí impactando uma galera.

Mas onde está a diferença? Por quê alguns projetos deslancham enquanto outros empacam?

Ainda estou na busca dessas respostas, mas encontrei nas palavras do grande mestre Mihaly Csikszentmihalyi algumas dicas que podem ajudar:

Mihaly é um psicologo húngaro que criou a teoria do Fluxo. Em sua concepção todas as nossas ações são dividias em dois eixos: habilidade e desafio.

Uma forma sexy de entender o conceito é através do diagrama adaptado criado pelo Tiago Mattos no livro “Vai lá e faz”:

Quando conseguimos calibrar nosso nível de habilidade com o desafio que estamos enfrentando, entramos no estado de fluxo.

Nesse momento não sentimentos o tempo passar, surfamos a onda com maestria, as ideias não param de brotar e nos nossa produtividade alcança seu ponto máximo.

Acredito que cada pessoa tem um estilo diferente para entrar no fluxo e a teoria de Mihaly ajuda identificar em qual estágio estamos e como podemos ajustar nosso comportamento para entrar no quadrante do flow o mais rápido possível. A velocidade dessa adaptação é um dos principais fatores que separa o fazer do enrolar, por consequência as pessoas encontram o sucesso daquelas que falham na missão.

Então quando for começar seu próximo projeto liste quais elementos te ajudam e atrapalham na mudança de mindset e organize-os de forma a criar a melhor situação possível para alcançar seus objetivos.

 

Sem Comentários

Postar um Comentário